A maior migração do mundo

Agora que as festividades do ano acabaram e todos já regressaram ao trabalho, podemos ver as imagens daqueles que viajaram de e para casa.

Como muito voltam a casa para festejar com a família o novo ano, acontece então a maior e mais longa migração do mundo. Esta época, chamada de 春运 Chunyun, movimenta perto de 50,9 milhões de viajantes, sendo estimado que este ano tenham sido feitas perto de 2,98 mil milhões de viagens só neste período.

As imagens falam por si: longas filas, muitas horas de espera para poder chegar a casa e passar tempos felizes com família e amigos. 

(Fontes/Imagens: Xinhua Net , ECNS.CNChina Daily)

Festival de Gelo e Neve de Harbin

O Festival de Gelo e Neve de Harbin é um festival anual dedicado ao gelo e a neve, extremamente comuns naquela cidade. Harbin situa-se no nordeste da China,  muito perto da Sibéria - temperaturas baixas até -35º C são comuns.

O festival de Harbin é o maior festival de gelo do mundo, sendo conhecido por ter as maiores esculturas e edifícios de gelo do mundo. Todos os anos recebe entre 10 a 15 milhões de visitantes - tanto chineses como internacionais, devido aos concursos organizados. Os blocos de gelo são retirados do rio Songhua, que banha a cidade, por cerca de 10.000 trabalhadores, e depois dados a escultores de vários países como Rússia, Mongólia e Japão, para serem transformados em várias figuras desde edifícios, pessoas e animais. 

Oficialmente, o festival tem inicio em Janeiro e dura um mês, mas por vezes as exposições duram mais o tempo oficial, abrindo até mais cedo. As belas esculturas de gelo, combinadas com os efeitos luminosos, conferem uma beleza única ao festival. 

( Imagens via Xinhua )

O Nadaam de Inverno

O festival Nadaam é um evento que mostra as tradições da etnia mongol através de competições de desportos tradicionais como tiro ao arco, luta e corrida a cavalo.

O Nadaam tradicionalmente festeja-se nos meses de Verão mas a província da Mongólia Interior decidiu promover mais eventos do género na época mais fria do ano para atrair turistas e dar a conhecer as tradições nómadas dos grupos étnicos da província.

As pastagens de Wuzhumuqin foram o palco das celebrações de Nadaam, que contou não só com competições mas também desfiles e jogos tradicionais. 

( Imagens via Xinhua e China.Org)