Festival-de-Gelo-e-Neve-de-Harbin Festival-de-Gelo-e-Neve-de-Harbin Festival-de-Gelo-e-Neve-de-Harbin Festival-de-Gelo-e-Neve-de-Harbin Festival-de-Gelo-e-Neve-de-Harbin Festival-de-Gelo-e-Neve-de-Harbin

Festival de Gelo e Neve de Harbin

O Festival de Gelo e Neve de Harbin é um festival anual dedicado ao gelo e a neve, extremamente comuns naquela cidade. Harbin situa-se no nordeste da China,  muito perto da Sibéria - temperaturas baixas até -35º C são comuns.

O festival de Harbin é o maior festival de gelo do mundo, sendo conhecido por ter as maiores esculturas e edifícios de gelo do mundo. Todos os anos recebe entre 10 a 15 milhões de visitantes - tanto chineses como internacionais, devido aos concursos organizados. Os blocos de gelo são retirados do rio Songhua, que banha a cidade, por cerca de 10.000 trabalhadores, e depois dados a escultores de vários países como Rússia, Mongólia e Japão, para serem transformados em várias figuras desde edifícios, pessoas e animais. 

Oficialmente, o festival tem inicio em Janeiro e dura um mês, mas por vezes as exposições duram mais o tempo oficial, abrindo até mais cedo. As belas esculturas de gelo, combinadas com os efeitos luminosos, conferem uma beleza única ao festival. 

( Imagens via Xinhua )