O Festival Qingming


O festival Qingming é um festival tradicional chinês que se celebra no 1º dia do 5º período solar do calendário tradicional chinês, que coincide com o início do mês de Abril. É conhecido como o dia dos antepassados.

Este dia é feriado oficial na China desde 2008 e é também celebrado por comunidades chinesas em todo o mundo, especialmente do Sueste Asiático. 

O festival tem origem durante a Dinastia Tang ( 618-907). Os cidadãos mais ricos faziam várias cerimónias de culto aos antepassados consideradas muito luxuosas e excessivas. Então, o imperador Xuazong decretou que o culto aos antepassados só poderia ser feito uma vez por ano, e fixou a data.

É um dia especial para lembrar e venerar os mortos e os antepassados. Os cemitérios ficam cheios de pessoas que vão limpar e enfeitar os túmulos da família, deixando lembranças.



É também tempo de alegria pois é altura que as temperaturas começam a ficar mais amenas e as chuvas param, o que torna a altura perfeita para começar a época agrícola.

Outras tradições incluem pôr nas portas e/ou levar ramos de salgueiro, para afastar os espíritos ou lançar papagaios, com forma de animais e personagens de ópera chinesa.



A comida associada a esta data é o qingtuan - bolinhos de arroz glutinoso e cevada, de cor verde.




Este festival é também importante para a cultura chinesa pois este é o dia de referência para a qualidade do chá. As folhas colhidas antes do dia do festival são mais caras pois são consideradas de maior qualidade. O chá delas é considerado mais leve e subtil do que aquele feito com as folhas colhidas após o festival. 




( Imagens via: The Beijinger  e China Daily )


Tradições do Ano Novo Chinês

O ano novo é o evento mais esperado pelas famílias chinesas, que se reúnem nesta altura para celebrar a passagem do ano. Como todas as ocasiões festivas, ela vem acompanhada de várias tradições.  Vamos aqui falar de algumas:

Dar envelopes vermelhos

Os envelopes vermelhos ( 红包 hongbao) são pequenos envelopes vermelhos oferecidos pelos mais velhos a crianças ou jovens solteiros. Estes envelopes contém geralmente dinheiro, e a quantia oferecida deve ser sempre um número par e a notas devm ser novas.

Cor vermelha

O vermelho na cultura tradicional chinesa simboliza a boa sorte e a fortuna, para além de afugentar os maus espíritos. Como tal, é costume vestir roupas vermelhas e decorar a casa com objectos dessa mesma cor.

Fogos de artificio

O fogo de artificio foi precisamente inventado pelos chineses, pelo o que não poderia faltar nesta ocasião. Antigamente, as canas de bambu eram preenchidas com pólvora para o som das explosões afastar os maus espíritos. Hoje em dia, são usados panchões, que são uns pequenos cartuchos de papel cheios de pólvora. Estes cartuchos estão amarrados um fio único. Assim que são acesos, produz vários sons de estalos. Estes panchões são tão populares e são um ponto alto da noite. Porém podem ser perigosos, pelo o que as autoridades regulam fortemente a sua compra e lançamento, sendo em alguns casos completamente banidos.

Dança do dragão

Quando pensamos na cultura chinesa, pensamos imediatamente nesta dança tradicional. Esta dança é símbolo de boa sorte, sendo comuns as actuações não só no ano novo mas também na inauguração de negócios. Esta dança ganha vida graças a coordenação dos dançarinos que, com os acessórios do dragão, fazem a coreografia ao som dos tambores. Quanto mais longa a dança for, maior será sorte que trará a comunidade. 


( Imagens via China Daily )