O Festival Qingming


O festival Qingming é um festival tradicional chinês que se celebra no 1º dia do 5º período solar do calendário tradicional chinês, que coincide com o início do mês de Abril. É conhecido como o dia dos antepassados.

Este dia é feriado oficial na China desde 2008 e é também celebrado por comunidades chinesas em todo o mundo, especialmente do Sueste Asiático. 

O festival tem origem durante a Dinastia Tang ( 618-907). Os cidadãos mais ricos faziam várias cerimónias de culto aos antepassados consideradas muito luxuosas e excessivas. Então, o imperador Xuazong decretou que o culto aos antepassados só poderia ser feito uma vez por ano, e fixou a data.

É um dia especial para lembrar e venerar os mortos e os antepassados. Os cemitérios ficam cheios de pessoas que vão limpar e enfeitar os túmulos da família, deixando lembranças.



É também tempo de alegria pois é altura que as temperaturas começam a ficar mais amenas e as chuvas param, o que torna a altura perfeita para começar a época agrícola.

Outras tradições incluem pôr nas portas e/ou levar ramos de salgueiro, para afastar os espíritos ou lançar papagaios, com forma de animais e personagens de ópera chinesa.



A comida associada a esta data é o qingtuan - bolinhos de arroz glutinoso e cevada, de cor verde.




Este festival é também importante para a cultura chinesa pois este é o dia de referência para a qualidade do chá. As folhas colhidas antes do dia do festival são mais caras pois são consideradas de maior qualidade. O chá delas é considerado mais leve e subtil do que aquele feito com as folhas colhidas após o festival. 




( Imagens via: The Beijinger  e China Daily )


Universidade Chinesa lança curso sobre videojogos

A prestigiada Universidade de Pequim abriu, este semestre, uma cadeira sobre videojogos. 

A cadeira, chamada de “Teoria Geral dos Videojogos”, está aberta a todos os estudantes da universidade e tem 120 vagas, mas atraiu cerca de 200 estudantes só nas duas primeiras lições.

Esta cadeira ensina os estudantes a teoria geral dos videojogos focando-se em tópicos como tecnologia, a industria, os média e psicologia. Também irá contar com palestras de convidados  especialistas.

A indústria de videojogos na China é a maior do mundo, atingindo cerca de 204 mil milhões de yuans ( 165 mil milhões de euros) em 2017.

O curso não é uma inovação - um politécnico na província da Mongólia interior abriu um curso em e-sports e em 2017 a Universidade de Comunicação da China criou uma licenciatura especializada em jogos digitais.

(Fonte: China Daily )