Drone-chinês-movido-a-energia-solar Drone-chinês-movido-a-energia-solar Drone-chinês-movido-a-energia-solar Drone-chinês-movido-a-energia-solar

Drone chinês movido a energia solar

A maior aeronave solar não tripulada da China estabeleceu um recorde doméstico ao atingir uma altitude de mais de 20 mil metros durante um voo de teste.

O Caihong, ou Arco-íris, foi desenvolvido pela Academia de Aerodinâmica Aeroespacial Chinesa (AAAC) e, embora os desenvolvedores tenham mantido o seu tamanho exato em segredo, acredita-se que tem cerca de 14 metros de comprimento e com uma envergadura de 45 metros com base em protótipos anteriores.

Shi Wen, chefe de desenvolvimento de aeronaves não tripuladas na AAAC, disse numa entrevista que o Arco-íris levantou voo no noroeste da China, ficou no ar o dia todo e aterrou com sucesso naquela noite.

Apesar de o voo ter sido um importante marco para a indústria aeroespacial chinesa, os criadores informam que levará anos de trabalho até que a aeronave esteja pronta para uso real. No futuro, eles esperam que o Arco-íris possa permanecer no ar por meses, ou mesmo anos, a grandes altitudes.

As implicações de uma máquina tão eficiente em termos de combustível são enormes. Shi diz que o drone será usado principalmente pelo governo para reunir informações, mas os seus serviços também se aplicam a prestadores de internet, empresas de comunicação e até mesmo ajudar com o tempo de resposta de emergências.

Muito mais flexível e economicamente eficiente que um satélite, o drone operará num espaço próximo para fins militares e civis, de acordo com a CCTV.

A energia solar do Arco-íris permite que ele voe mais e durante mais tempo que outros drones menos eficientes. De acordo com Shi, um drone de combustível comum chinês só pode voar até 8.000 metros, enquanto que os drones mais avançados, como o Northrop Grumman RQ-4 Global Hawk dos Estados Unidos, podem atingir uma altura de 18.000 metros.

Os drones alimentados por energia solar são um projeto relativamente novo para os desenvolvedores aeroespaciais da China. Antes do Arco-íris, tinham sido criados alguns protótipos pequenos que só podiam atingir alguns milhares de metros no ar. Shi diz que, quando o Arco-íris ultrapassar uma certa altitude e estiver acima das nuvens, a energia solar permitirá que ele se mantenha no ar durante tanto tempo quanto os controladores desejarem.

Apesar de o Arco-íris ser o primeiro drone deste tipo na China, existe já outros concorrentes de outros países, como o US Helios Prototype, desenvolvido pela AeroVironment Inc em 2001 que atingiu o recorde mundial de altura (29.524 metros).

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Vqjo6A6-ySM