O-Ano-Novo-Chinês-

O Ano Novo Chinês

Já estamos perto das tradicionais festas de passagem de ano chinesas . O ano novo chinês, também conhecido como Festival da Primavera, é um dos mais importantes no calendário chinês. É celebrado há cerca de 3.500 anos e traz consigo imensas tradições e costumes.

Pensa-se que o festival tenha origem nas cerimónias de sacrifícios em honra dos deuses e antepassados no inicio do ano novo.

A data oficial, o primeiro dia do primeiro mês do ano, foi fixada na dinastia Han. As celebrações tornaram-se cada vez mais populares com o passar dos anos.

O ano novo chinês é considerado feriado em locais com uma enorme comunidade chinesa como em Singapura, Malásia, Indonésia, Filipinas e Brunei.

Existe uma lenda que explica todos os costumes mais importantes desta data. Existia um demónio chamado Nian que todos os anos na véspera de mudança do ano, descia das montanhas e destruia aldeias e plantações, deixando os aldeões aterrorizados. Um dia, apareceu um senhor velhinho, de longas barbas brancas, que vinha visitar a aldeia. Apesar dos avisos dos habitantes, ele ficou lá durante a noite e afugentou o demónio. Como? Acendeu velas vermelhas, colou simbolos vermelhos nas paredes, vestiu roupas vermelhas e fez sons muito altos usando fogo de artificio e tambores. Quando os habitantes da aldeia voltaram, ficaram surpreendidos porque nada havia sido destruido.

Após o sucedido, os aldeões cumpriram todos os anos o que o senhor havia feito e o monstro nunca mais apareceu. As tradições ficaram e o ano novo é referido como guonian ( 过年 ) – passagem de ano.