O-Milagre-de-Saihanba O-Milagre-de-Saihanba O-Milagre-de-Saihanba O-Milagre-de-Saihanba O-Milagre-de-Saihanba O-Milagre-de-Saihanba O-Milagre-de-Saihanba

O Milagre de Saihanba

A floresta de Saihanba, localizada a cerca de 400 quilómetros a norte de Pequim, conta uma história de esperança e dedicação. 

Antiga tapada real da Dinastia Qing, a região ficou devastada por longos anos de fogos florestais, secas e desertificação. O deserto mongol começou então a expandir-se para a zona, afectando Pequim com pesadas tempestades de areia.

Então, nos anos 60, uma equipa de especialistas começou a trabalhar com a comunidade local para resolver a situação. Desde então 3 gerações de trabalhadores florestais trabalharam na reconstrução daquele habitat natural, agora transformado uma vasta floresta de 7,5 hectares.  A região atua como um "pulmão" de oxigénio para as cidades de Pequim e Tianjin, fortemente afectadas pela poluição atmosférica.

A comunidade de reflorestação de Saihanba ( "Terra alta e linda", nome que mistura a língua chinesa e mongol) ganhou este ano vários galardões, incluindo o prémio "Campeões da Terra", organizado pela ONU, na categoria de Inspiração e Acção, pelo trabalho desenvolvido na transformação de um área outrora árida e infértil.


(Imagens via Diário do Povo Online )