Aquecendo-as-mãos Aquecendo-as-mãos Aquecendo-as-mãos Aquecendo-as-mãos Aquecendo-as-mãos Aquecendo-as-mãos

Aquecendo as mãos

Uma das queixas mais comuns do Inverno são as mãos frias. Porém, na China Antiga e Imperial, foi descoberta uma solução para o problema: aquecedores de mãos portáteis.

Estes aquecedores eram pequenas caixas, feitas de materiais como cobre, bronze ou porcelana, que mais tarde eram preenchidos com pequenos pedaços de carvão quente e transportados para todo o lado.

Pensa-se que tenha surgido por volta de 700-476 A.C., no Estado de Chu, durante o Período da Primavera e Outono, havendo versões lendárias para o seu surgimento. Uma das lendas indica que o imperador Yangdi, da Dinastia Sui, ao viajar durante um duro inverno, pediu que fosse inventando algo pequeno que pudesse aquecer, daí ter sido inventado este aquecedor. Na Dinastia Song, já eram amplamente usados pela população, sendo extremamente populares até ao final da dinastia Qing.

Estas caixas tinham formas redondas ou quadradas e o material mais usado era o cobre por ser um ótimo condutor de calor e permitir maior liberdade artística a quem trabalhava. As caixas eram decoradas com motivos florais, animais ou caracteres. Contudo, haviam motivos exclusivamente reservados à família imperial.

As brasas usadas eram feitas de carvão, mas estas eram frequentemente perfumadas com auxilio de flores e plantas, dando um toque agradável ao aquecer das mãos.

Recentemente, houve um ressurgimento do interesse nestas caixas, motivado pelo crescente interesse nos dramas de época chineses.


( Fonte : Weibo e China Daily)